CineSesc exibe em outubro a mostra “Panorama Longevidade”

Publicado em 26/09/2025 às 08:13:49
Atualizado em 26/09/2025 às 08:16:22

As sessões são gratuitas e acontecem em Palmas, Araguaína e Gurupi.     

Com a mostra “Panorama Longevidade”, o CineSesc apresenta, em outubro, cinco filmes que exploram histórias de personagens na sua melhor idade. As obras retratam diferentes experiências e vivências dessa fase da vida, oferecendo reflexões sobre envelhecimento, memória e relações humanas.

Os filmes da mostra serão exibidos entre os dias 2 e 30, sempre às quintas-feiras, a partir das 19h30, no Centro de Atividades Norte, em Palmas, no Centro de Atividades Araguaína e no Centro de Atividades Gurupi, com entrada gratuita.


Confira abaixo as sinopses dos filmes selecionados:


02/10

A Luta do Século


Classificação: 12 anos

Direção: Sérgio Machado


Sinopse:

O documentário narra a trajetória dos pugilistas Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro, que encontraram no boxe uma maneira de escapar da miséria e tornaram-se dois dos maiores ídolos do esporte nordestino. A rivalidade entre eles colocou em pé de guerra Bahia e Pernambuco nos anos 90. Durante mais de 20 anos, os dois se odiavam tanto que não podiam dividir o mesmo espaço sem se agredir. Eles se enfrentaram 6 vezes, com 3 vitórias para cada lado. Durante as filmagens, os inimigos, já com mais de 50 anos, resolveram se enfrentar pela última vez.


09/10

Pacarrete


Classificação: 12 anos

Direção: Allan Deberton

Sinopse: 

Pacarrete é uma bailarina idosa, incomum, que vive em Russas, interior do Ceará. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança, como presente, “para o povo”. Mas parece que ninguém se importa...


16/10

Tia Virgínia


Classificação: 12 anos

Direção: Fábio Meira


Sinopse: 

Tia Virgínia nunca se casou ou teve filhos. Convencida pelas irmãs, ela muda-se de cidade para cuidar dos pais. O filme se desenrola em um único dia, quando Virgínia se prepara para receber as irmãs Vanda e Valquíria, que viajam para celebrar o Natal.



23/10

Othelo, O grande


Classificação: 12 anos

Direção: Lucas H. Rossi 


Sinopse: 

Sebastião Bernardes de Souza Prata, o Grande Othelo, foi um dos maiores atores e comediantes do país. Órfão e neto de escravos, escapou da pobreza para forjar uma carreira que rompeu todas as barreiras imagináveis para um ator negro.


30/10

Três Verões


Classificação: 12 anos

Direção: Sandra Kogut


Sinopse:

A cada verão, entre Natal e Ano Novo, o casal Edgar e Marta recebe amigos e família na sua mansão espetacular à beira mar. Em 2015 tudo parece ir bem, mas em 2016 a mesma festa é cancelada. O que acontece com aqueles que gravitam em torno dos ricos e poderosos quando a vida deles desmorona? Através do olhar de uma empregada e de um velho patriarca, ambas vítimas do sonho neoliberal, vemos um retrato do Brasil contemporâneo.



Serviço | CineSesc: 

Horário: 19h30

Local: CineSesc do Centro de Atividades Norte (502 Norte), Centro de Atividades Araguaína Anselmo da Silva Moraes (Jardim América) e Centro de Atividades Gurupi (Parque Filó Moreira)


Informações: (63) 3212-9948 ou pelo e-mail cultura@sescto.com.br


Sobre o Sesc


O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.


Sesc - Uma instituição do Sistema Fecomércio Tocantins.


Fique por dentro de todas as novidades do Sesc Tocantins, acesse:


www.sescto.com.br

Facebook: www.facebook.com/sescto

Instagram: @sesctocantins

LinkedIn: sesctocantins

TikTok: @sesctocantins

Twitter: @sescto

Youtube: SESCTO


(Texto com informações da equipe de Cultura do Sesc - TO)


Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins


Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.